1. Conceitos da Plataforma

1.1 Clientes

Os clientes são as crianças ou adultos a quem vão ser aplicados os testes. Para cada cliente são guardados os dados de identificação (nome, idade, escolaridade, línguas materna e paterna, etc.) e resultados dos testes já efetuados.

1.2 Instituições

As Instituições são entidades que adquirem testes e que podem ter um ou vários utilizadores para cada teste (aquisição de várias licenças em condições vantajosas). Nos Relatórios em PDF aparecerá sempre o nome da Instituição.

1.3 Utilizadores

Os utilizadores são aqueles que criam a ficha de cliente, aplicam os testes, escrevem comentários (pareceres, recomendações) e têm acesso aos vários relatórios dos seus clientes. Podem ainda editá-los e fazer alterações em qualquer altura.

1.3.1 Utilizador Particular

O utilizador particular é aquele que tem apenas uma licença do teste e em cujos Relatórios em PDF apenas aparecerá o seu nome profissional; não há nenhuma instituição associada.

1.3.2 Utilizador Institucional

O utilizador institucional é aquele que adquire uma ou mais licenças do mesmo teste, pode associar vários profissionais à mesma conta e nos Relatórios em PDF, para além do nome do profissional aparecerá o nome da Instituição.

1.3.2 Administrador

O Administrador é o utilizador institucional que faz a gestão da conta da sua instituição: adiciona novos utilizadores à instituição, associa subscrições a utilizadores e gere os relatórios de todos os utilizadores. O Administrador não pode fazer alterações nos Relatórios dos restantes utilizadores. O Administrador pode fazer a aplicação de testes, tal como os restantes utilizadores.

2. Processo Compra

2.1 Subscrição particular ou institucional

Ao comprar o teste deve selecionar o tipo de Utilizador: Particular ou Institucional. Caso seja:

2.1.1 Utilizador Particular

Deve preencher os dados no checkout, incluindo o “Nome da Instituição”, onde deve colocar o nome a constar nos Relatórios (nome profissional). Caso pretenda ainda que conste a designação do local de trabalho (clínica, hospital, escola, etc.), deve inscrever-se como Utilizador Institucional.

2.1.2 Utilizador Institucional

O utilizador institucional é aquele que adquire uma ou mais licenças do mesmo teste, pode associar vários profissionais à mesma conta e nos Relatórios em PDF, para além do nome do profissional aparecerá o nome da Instituição.

2.2 Subscrição recorrente

Se já tiver uma conta na plataforma, as novas subscrições serão associadas ao email já existente (inserido no registo anterior).

2.3 Finalização compra

Ao realizar a compra o processo ficará em espera e ser-lhe-á enviado um email com instruções sobre a forma de fazer o pagamento. Após a realização do pagamento e a sua aprovação, ser-lhe-á enviado um segundo email com os dados de acesso à plataforma digital TOOD.

3. Primeiro Acesso

Ao aceder à plataforma, em caso de ser utilizador institucional, a primeira coisa que deve fazer é adicionar todos os utilizadores que vão usufruir das subscrições compradas.

3.1 Criação de Utilizadores

Para criar um Utilizador deve dirigir-se a “Utilizadores” a partir do menu inicial e de seguida escolher “Novo Utilizador”.

Pode sempre adicionar utilizadores mais tarde. Depois de criados os dados do utilizador, o nome e o email não podem ser alterados. Caso pretenda fazê-lo, deverá contactar a gestão da plataforma.

3.2 Atribuição Subscrições

Deve de seguida atribuir as subscrições compradas (testes) aos respetivos utilizadores. Aceda a “Subscrições” a partir do menu inicial, clique em “Editar” e selecione o utilizador a quem quer atribuir.

Uma subscrição só pode ser atribuída uma vez e é limitada a um utilizador. Não pode ser reatribuída. A data de expiração da subscrição é determinada pela data da compra e não pela data de atribuição ao utilizador.

3.3 Acesso dos Utilizadores

Um utilizador só terá acesso à plataforma se tiver uma subscrição ativa, e um administrador só terá acesso caso algum utilizador na instituição tenha subscrição ativa. Estando uma subscrição associada a um utilizador, este fica com acesso ao teste.

3.4 Criação de Clientes

Após atribuir as Subscrições aos Utilizadores, o Administrador pode criar clientes ou deixar que os utilizadores o façam. Os utilizadores só podem aplicar o teste, depois de terem criado o cliente.

4. Utilização da Plataforma

4.1 Avaliações

Para fazer a aplicação, o utilizador deve aceder ao teste que quer realizar a partir da página inicial. De seguida deverá escolher o cliente e seguir as instruções no ecrã.

4.2 Relatórios

Após realizar o teste será reencaminhado para a página do relatório onde o sistema usa os dados normativos de cada teste para fazer a avaliação do cliente. De salientar que o Relatório pode ainda conter pareceres e recomendações do Utilizador, no campo “Observações”. O Utilizador pode a qualquer momento, aceder ao Relatório, editá-lo e fazer as alterações que entender. O Administrador não pode fazer alterações nos Relatórios dos restantes utilizadores da sua instituição.

4.2.1 Relatório em PDF

Pode exportar o Relatório em formato PDF, por forma a poder: imprimir, enviar por email, ou dar-lhe outra utilização que entenda como conveniente.

4.2.2 Relatório Comparativo de Resultados em PDF

Ao realizar mais do que uma aplicação do teste ao mesmo cliente, tem também a possibilidade de fazer uma comparação com resultados anteriores, verificando objetivamente a evolução. Esta comparação tem em conta o ajustamento à idade do cliente (a última aplicação do teste pode ser efetuada noutra faixa etária).

4.2.3 Exportação de Dados para Excel

Tendo por base a investigação, pode exportar os dados de todos os seus clientes para um ficheiro em formato excel, para fazer o tratamento estatístico que entenda mais conveniente. Aceda ao menu inicial, em “Resultados”, faça ‘Exportar para Excel’.

5. Utilização da Plataforma

5.1 Computador/Tablet/Smartphone

5.2 Acesso à internet

Como browser poderá usar: Internet Explorer; Firefox e Chrome. Contudo, o sistema está otimizado para o Chrome.

5.3 Materias Estandardizados

Unicamente para o teste ‘TALC – Teste de Avaliação da Linguagem da Criança’ é necessário o kit de materiais estandardizados. Se ainda não o tem, pode adquirir separadamente, para poder utilizar a Plataforma.

6. Aspetos Legais e Segurança

6.1 Do Utilizador

6.1.1

Os acessos à Plataforma TOOD, email e password, são pessoais e intransmissíveis, não podendo ser cedidos a terceiros.

6.1.2

Recomendamos a alteração regular da password e que seja alfanumérica, incluindo sinais de pontuação.

6.1.3

O utilizador pode recuperar a password, clicando em “Não me lembro da password”.

6.1.4

A deteção que qualquer tentativa fraudulenta implicará o cancelamento imediato do acesso à plataforma, incluindo o acesso aos dados históricos.

6.1.5

acesso ilegítimo à Plataforma TOOD é considerado crime segundo a legislação portuguesa.

6.2 Da Gestão da Plataforma

6.2.2

Os dados relativos à identificação de utilizadores e clientes nunca serão cedidos a terceiros;

6.2.3

São efetuadas cópias de segurança periódicas.