Descrição
A GOL-E foi pela primeira vez editada em 2003, abrangendo apenas crianças de região de Lisboa e Santarém. Contudo, devido ao interesse demonstrado na sua utilização, as autoras decidiram fazer uma 2ª edição revista e com uma população mais representativa, neste caso com crianças de diversos concelhos de Portugal continental. Este teste permite, de uma forma relativamente rápida, fazer o rastreio de possíveis perturbações do desenvolvimento da linguagem oral de crianças em idade escolar. Abrange três estruturas linguísticas:
- Semântica (Definição de palavras; Nomeação de classes; Opostos);
- Morfossintaxe (Reconhecimento de frases agramaticais; Coordenação e subordinação de frases; Ordem de palavras na frase; Derivação de palavras);
- Fonologia (Discriminação de pares de palavras; Discriminação de pseudo-palavras; Identificação de palavras que rimam; Segmentação silábica).
Objetivos: Identificar possíveis perturbações de linguagem e, se necessário, encaminhar e/ou apoiar a criança relativamente às áreas de linguagem perturbadas, contribuindo também para o seu sucesso escolar.
Normas:
- Estrutura Semântica: resultados médios e distribuição percentílica por faixa etária.
- Estrutura Fonológica: resultados médios e distribuição percentílica por faixa etária.
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